domingo, 7 de março de 2021

Empatia Assertiva: Como ser um Líder Incisivo sem Perder a Humanidade

 


Se você é uma pessoa que evita conflitos, se sente extremamente disconfortável em situações de confronto e sofre em silêncio por medo de magoar a outra pessoa. Então você precisa ler esse livro!

Geralmente, principalmente na cultura amistosa do Brasil, nossa tendência é evitar ao máximo provocar disconforto no próximo. Isso muitas vezes nos leva a esconder a verdade.

Neste livro a autora, Kim Scott, que tem muitos anos acumulados na liderança de equipes de alta performance dentro do Google e da Aple, mostra como é possível implementar uma cultura de transparência, honestidade e sinceridade dentro das empresas sem que isso signifique a destruição do bom desempenho, pelo contrário, se implementada corretamente, essa cultura pode revolucionar o ambiente de trabalho.

A ideia por trás do livro é bem simples: você não precisa ter que escolher entre ser um mandão e ser um completo babaca. Através da leitura desse livro você aprenderá a ser gentil e claro ao mesmo tempo.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira Kim introduz uma filosofia de gestão dividida em quatro capítulos. Na segunda ela apresenta técnicas e ferramentas para implementação da filosofia.

Na era em que inteligência emocional é uma das grandes demandas do mercado de trabalho, esse livro pode ser um fator decisivo no aprendizado e prática de gerentes, líderes de equipes e líderes em geral.

 

O que eu aprendi com esse livro:

  • A maior lição desse livro para mim é que todos merecem ouvir a verdade e que há maneiras de dizer a verdade sem ser agressivo, insensível ou mesmo petulante.
  • A segunda lição para mim, é que você tem que conquistar o direito de ser franco, honesto e direto. Isso não é fácil, isso exige relacionamento genuíno e constante.
  • O desempenho de uma equipe sempre recai sobre os ombros do líder. Cabe ao líder criar e fomentar um ambiente de confiança mútua e de liberdade para as pessoas se expressarem, esse ambiente é determinante para o bom desempenho.

Meu desejo é que a leitura do livro seja tão empolgante para você como foi para mim! 
Se você o ler e quiser trocar ideias, escreva para mim nos comentários que depois eu continuo a conversa.

Boa leitura! 
 

Inscreva-se para receber atualizações do blog por email.

Conheça também meu outro blog: vemcomagente2012.blogspot.com onde conto minha jornada de imigração.

Você pode me encontrar no Facebook e no Instagram: @cleubercoach e também no Youtube: Cleuber Sousa - YouTube  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFLUENCE - The Psychology of Persuasion

Não consegui encontrar uma versão em português desse livro, o que é uma pena. Devo confessar que a leitura desse livro me deixou mais cético...