sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Arrume a sua cama

 


"Se você quer mudar o mundo, comece fazendo sua cama". Simples assim.

Esse livro traz pelo menos dez simples lições (você encontrará várias) em suas páginas.

Embora o livro tenha dez capítulos, a leitura é rápida e fácil. O autor conta várias histórias da sua trajetória dentro e fora da Marinha dos Estados Unidos. 

Cada capítulo tem por título a lição embutida nele, pelo título você já pode antecipar a lição que está por vir *:

  • Capítulo 1 - Comece o seu dia com uma tarefa concluída
  • Capítulo 2 - Você não pode ir sozinho
  • Capítulo 3 - Apenas o tamanho do seu coração importa
  • Capítulo 4 - A vida não é justa - continue dirigindo!
  • Capítulo 5 - O fracasso pode torná-lo mais forte
  • Capítulo 6 - Você deve ousar ser grande
  • Capítulo 7 - Enfrente os valentões
  • Capítulo 8 - Prepare-se para a Ocasião 
  • Capítulo 9 - Dê esperança às pessoas
  • Capítulo 10 - Nunca, jamais desista!
As lições são simples, diretas e muito realistas, se aplicadas, elas tem o verdadeiro poder de transformar a vida do leitor.

Vou destacar o Capítulo 4 - A vida não é justa - continue dirigindo! Você conhece alguém cuja vida é perfeita, que tudo dá certo, que sua vida é uma constante fase de realizações e conquistas? Eu não conheço. Isso mostra que a Vida não é uma corrida de 5km em terreno plano de facilidades e constância, pelo contrário, a ela é a maratona do Iron Man, longa, difícil e cheia de percalços. 
Segundo o autor, quanto mais rápido nos conscientizarmos disso, mais rápido poderemos nos desiludir e encarar os obstáculos e dificuldades à frente. Devemos abandonar a posição de vítima da vida para assumirmos o controle daquilo que podemos controlar e lutar por nossos ideais. Ainda outro aspecto dessa lição, é que não podemos passar a vida com a atitude de que "a vida nos deve algo", nossa atitude deve ser "a vida que eu quero está lá fora, vou lá lutar por ela!"

Certamente lerei esse livro novamente!

O que eu aprendi com esse livro:

  • Ao invés de focar em grandes e esparças conquistas, devo buscar pequenas e diárias metas que me darão satisfação e motivação para assim, buscar a próxima meta - que pode ser maior ou não. Por exemplo, ao invés de pensar em completar uma corrida de 5km no verão, posso me concentrar em fazer uma corridinha de 10 minutos todos os dias e assim tornar o exercício físico uma realidade no meu dia-a-dia já. (na minha experiência, você começa com uma corridinha aqui e ali e logo você está correndo uma meia maratona - isso aconteceu comigo!)
  • Tenho aprendido a apreciar meus fracassos e insucessos, esse livro me reforçou ainda mais a ideia de aprender com eles. Desde que não façamos do erro um lugar de estacionamento, mas sim um ponto de partida para uma nova rota para o sucesso, o fracasso pode ser a melhor coisa que nos aconteça.
  • Talvez você olhe ao redor e só veja desesperança e situações negativas. Seja você a pessoa a levantar o moral daqueles que o cercam, seja você a luz que ilumine a vida dos outros. Existe tanta dor e tristeza no mundo, se você puder, seja aquele que porá sorrisos nos rostos das pessoas. Eu garanto a você que isso fará bem não apenas para as pessoas que receberão sua boa ação, mas para você também (tem gente que diz que na verdade o maior beneficiário é você).  
P.S.: Já me sinto realizado com esse post. Depois eu li para minha esposa para fazer a checagem do texto ela disse: "achei interessante, quero ler esse livro". É exatamente para isso que resolvi criar esse blog, para que outros também cresçam em suas leituras.

* - Tenho lido na lingua original (inglês), essas são traduções livres minhas, pode não ser a mesma coisa na versão em português.


Meu desejo é que a leitura do livro seja tão empolgante para você como foi para mim! 
Se você o ler e quiser trocar ideias, escreva para mim nos comentários que depois eu continuo a conversa.

Boa leitura!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFLUENCE - The Psychology of Persuasion

Não consegui encontrar uma versão em português desse livro, o que é uma pena. Devo confessar que a leitura desse livro me deixou mais cético...