Este livro foi publicado 2014 pela editora Vida, tem como público alvo cristãos em geral, mas no fundo no fundo, qualquer pessoa pode aprender com esse livro, principalmente se você se sente exausto, sobrecarregado e ainda tem uma agenda lotada.
Especialmente em tempos de trabalho remoto - escrevo isso em plena segunda onda da pandemia do COVID-19 - onde podemos passar dias inteiros em intermináveis reuniões a trabalho e também comunitárias - famílias, amigos, igreja - temos a impressão de estarmos o tempo inteiro conectados, em um estado de constante alerta.
Hybels tem experiência em iniciar do zero, construir e conduzir organizações a números gigantescos. Ele com certeza sabe falar do ponto de vista de alguém que está sempre ocupado, sempre focado.
Não é segredo para niguém que estar exausto, sobrecarregado, correndo de um lado para outro pode levar a um desastre em alguma área de nossa vida. Nesse frenesi podemos ficar completamente ocupados com aquilo que não importa sacrificando aquilo que realmente importa. Hybels aponta tópicos comuns que induzem ao estresse e que são pontenciais geradores de frustração e desgaste, ele descreve essas áreas como sendo agendamento excessivo, perdão, finanças, ansiedade e local de trabalho. Isso te soa familiar?
O livro tem dez capítulos espalhados em 312 páginas de texto claro, simples e de fácil leitura, onde o autor não apenas faz o diagnóstico, mas também oferece soluções práticas para dez estados problemáticos da vida moderna, o título de cada capítulo indica cada estado de maneira que se você está passando por dificuldades em um daqueles estados você pode rapidamente buscar pela ajuda diretamente sem precisar fazer uma leitura gradativa.
Os capítulos são*:
- De Exausto a Revigorado
- De Agenda lotada a Agenda Organizada
- De Sobrecarregado a No Controle
- De Sem descanso a Renovado
- De Ferido a Restaurado
- De Ansioso a Em paz
- De Isolado a Conectado
- De Disfocado a Focado
- De Emperrado a Movendo
- De Sem propósito a Satisfeito
Embora tenha sido escrito na década passada, esse com certeza é um livro atual e muito relevante para os dias de hoje.
O que eu aprendi com esse livro:
- A maior lição desse livro para mim é de que devemos focar naquilo que nos faz sentir relevantes, úteis e produtivos, uma vez que focamos nisso nós trabalharemos com mais prazer, sentiremos propósito no que fazemos e deixaremos aquilo que não importa à margem.
- Para poder cuidar dos outros ao meu redor eu tenho que cuidar de mim primeiro. A analogia do carro com tanque vazio é muito apropriada, não temos como nos dedicar aos outros se nosso próprio tanque está vazio.
- O lazer tem que ser uma prioridade tanto quanto o trabalho, seja ele o que for, eu preciso incluir o lazer em minha agenda do mesmo modo que incluo trabalho e outros obrigações
Inscreva-se para receber atualizações do blog por email.
Você pode me encontrar no Facebook e no Instagram: @cleubercoach e também no Youtube: Cleuber Sousa - YouTube